Incrível com nos ultimos anos estão sendo publicados obras contando a história da matemática e seus maiores nomes. Interessante, é que estas obras são fascinantes e fazem lembrar o quanto este conhecimento é mal difundido entre nós brasileiros. Lendo as obras e a vida dos precursores da matemática moderna, descobre-se como este conteúdo é fascinante e como poderia ser muito melhor apresentado. Na primeira dica, a obra fala sobre a nossa capacidade matemática natural ou seja, um instinto que compartilhamos com vários animais.
O Instinto Matemático |
A segunda dica é sobre o melhor livros sobre a história dos números. Neste o autor, de origem árabe, George Ifrah descreve toda a trajetória dos sitemas adotados para contar até chegar na revolução dos números arábicos e hindus, os quais usamos atualmente. É um livro de 1992, mas ainda não encontrei um outro tão esclarecedor:
Os Números - a história de uma invenção. |
Outra obra curiosa é sobre os matemáticos que estudaram o infinito. Na obra indicada a seguir, a matemática confunde-se com misticismo e mostra o quanto é complicado, para o ser humano, compreender o conceito matemático de infinito. Nem imagino compreender Deus!
O Mistério de Alef - a matemática, a cabala e a procura pelo infinito. |
Outro livro interessantíssimo conta a história do números "e", o número de Euler ou numero Neperiano. Lendo o livro ficamos chateados que os nosso professores não soubessem destas histórias quando estávamos na escola:
e: A História de um Número. |
Não é só na matemática que há boas histórias, na medicina há inúmeras biografias surpreendentes. Uma que mais me chamou a atenção é a história do médico Ignac Semmelweis, que lutou para provar que os seus colegas deveriam lavar as mãos antes de fazerem cirurgia. Na época ele foi criticado e condenado pelos seus colegas e morreu no esquecimento em um sanatório. Atualmente há um estátua em sua homenagem no Instituto de Patologia de Viena (Áustria). A sua história foi resgatada em uma tese de Louis-Ferdnand Celine, escrita em 1924, o qual deu origem a obra indicada a seguir:
Estátua de Semmelweis - Viena - Áustria. |
A Vida e a Obra de Semmelweis |
Bom, a matemática também pode ser divertida. No Brasil tivemos o famoso Malba Tahan, o pseudônimo do escritor e professor Júlio César de Mello e Souza, quem escreveu a obra "O Homem que Calculava". Neste século, obras curiosas como a de Malba Tahan, estão sendo publicadas seguidamente. A próxima obra indicada é a de um matemático que coleciona e adora os enigmas da área:
Almanaque das Curiosidades Matemáticas |
Filme da Semana:
Neste filme George Clooney representa um profissional contratado pelas grandes empresas para demitir seus funcionários. Apesar da técnica criada para evitar o constrangimento, é impossível prever e impedir as reações das pessoas quando diante destes momentos. Além disso, paralelamente é mostrado a vida de homem que vive todo o tempo em pontes-aéreas. Bom filme!
Amor sem Escalas |
Site da Semana:
Muitas vezes estudamos a vida de inúmeras personalidades históricas e gostaríamos de saber onde estão seu restos mortais e túmulos. Neste site é possível encontrar esta informação. Aliás, alguém sabe onde está enterrado Albert Einstein? e Leonardo da Vinci?
Nenhum comentário:
Postar um comentário