Outubro - Semana - 2

Livros da Semana:


Ao presenciarmos o crescimento da consciência ambiental não imaginamos que isso seja um luta muito antiga e que foi marcada por publicações muito importantes e de alto impacto. A precursora de uma visão ambientalista foi a bióloga Rachel Carson com  a obra "Primavera Silenciosa" de 1962, onde a autora alerta para os efeitos do pesticida DDT. A partir desta publicação a humanidade identificou os riscos e os efeitos dos produtos sintéticos na natureza. Atualmente já temos outros livros da autora publicado em português, a seguir segue uma de suas importantes obras: 



O Mar que Nos Cerca
  Outro autor importante é James Lovelock, quem em 1979 introduziu o conceito de que o planeta Terra seja um organismo vivo chamado de GAIA. Em sua obra mais importante " A Vingança de Gaia" ele explica suas idéias e já indica os riscos do aquecimento global e de um limite de tempo para a sobrevivência da espécie humana .



A Vingança de Gaia

Com a evolução das questões ambientais também surgiram obras que sugerem novas posturas e visões para utilização racional dos recursos naturais, uma destas foi elaborada e publicada pelo economista Paul Hawken


Capa
Capitalismo Natural

Apesar de várias obras que se aproveitam da onda ecológica para criar um clima de catástrofismo, há alguns autores que não concordam com o que está sendo apresentando e apresentam argumentações opostas. Acredito que avaliar ponto de vista distintos é fundamental para uma análise e uma posterior síntese, mais realista. A  obra mais polêmicas e antagônica neste sentido é:


O Ambientalista Cético

Independente das questões ambientais, estamos diante de um desafio envolvendo a geração de energia. Com energia poderemos fazer o que desejamos, inclusive evitar a degradação do meio ambiente. O ponto chave deste processo é que a fonte geradora de energia deverá evitar a degradação ambiental e ser, ao mesmo tempo, renovável e sustentável. Um obra que aborda de forma esclarecedora as diferentes opções que dispomos é:


Energia e Meio Ambiente

A melhor opção, até o momento, para resolvermos os problemas ambientais está no elemento hidrogênio (H). este em contato com oxigênio (O) interage para formar água (H2O), esta reação pode ser por meio de combustão direta ou por meio de células de combustível. Um quilograma de hidrogênio fornece três vezes mais energia do que a mesma quantidade em gasolina.  Neste sentido, alguns autores indicam que no futuro próximo a economia mundial será estruturada no hidrogênio. O livro mais explicativo desta assunto foi escrito pelo economista Jeremy Rifkin, que além disso, também possui outras obras sobre as novas tendências mundiais:


A Economia do Hidrogênio
 Apesar de algumas evidências de uma catástrofe mundial, é de consenso que a espécie mais ameaçada de extinção é a humana. O planeta seguirá o seu curso mesmo quando nós não estivermos mais por aqui. Por outro lado, o surgimento de novas fontes de energia, também promoverão uma nova fase da humanidade. As ralações de poder serão drasticamente afetadas. 

Além das dicas acima, neste blog há outras indicações de livros sobre o tema no link Livros de Ecologia.

Falando na questões ambientais e nos riscos envolvendo um cataclisma mundial, não podemos deixar de falar nas idéias sobre o "final do mundo" em 2012. Muitas obras foram descritas sobre o tema, mas acredito que a obra mais interessante e curiosa seja a do John M. Jenkins. Nela o autor faz um excelente abordagem sobre a história e a cultura Maia, avaliando os motivos da criação do polêmico calendário:


2012 - A História


Para encerrar as dicas de livros desta semana, segue um obra para diversão. Elaborada  por um jornalista que faz uma engraçada abrodagem sobre a quetões envolvendo a malfadada  "falta de tempo", desculpa tão utilizada em nossos dias. Obra bem digramada e com excelentes imagens:


Onde Foi Parar o Nosso Tempo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário