No início de 2010 o pesquisador Svante Paabo, do Instituto Max Planck, divulgou o resultado de uma pesquisa onde mostra que 1 a 4 % dos humanos possuem um parcela de DNA de nosso primo Neandertal. Isso pode ser o início de muitas outras descobertas e melhor, a explicação de doenças ou desajustes genéticos que ainda não possuem uma explicação razoável como algumas síndromes ou mesmo o autismo.
Para entendermos melhor a nós mesmos e assim compreender ou imaginar o nosso futuro, indicarei neste post uma série de livros que tratam das nossas origens primitivas e do que já foi descoberto sobre o assunto. Começarei por uma obra objetiva e simples de ler:
Breve História do Mundo |
Breve Historia do Homem |
Com uma idéia geral formada sobre o homem primitivo, obtida na leitura dois livros anteriores, a obra seguinte será mais esclarecedora e profunda. Além de ser muito bem referenciada, o autor Richard Klein é paleontologo reconhecido no meio científico e seu livro é utilizado como texto em disciplinas de arqueologia e antropologia em diversos cursos de gradução e pós-gradução oferecidos no Brasil.
O Despertar da Cultura |
Continuando a nossa aventura pelas origens humanas, o livro seguinte é de um arqueólogo, Steven Mithen, que busca entender a evolução humana por meio do ponto de vista cognitivo. O seu livro mais famoso é " A Pré-história da Mente", mas a obra que indicamos aqui é um estudo sobre o período pós glacial. Vale conferir!
Depois do Gelo |
No Brasil, apesar de não entedermos a importância da pesquisas arqeuologicas e não respeitarmos o conhecimento formal, foi desenvolvido um excelente trabalho sobre a o esqueleto mais antigo encontrado no país, LUZIA. O biólogo e arqueologo Walter Alves Neves fez um cruzada para provar que o esqueleto encontrado era legítimo e que datava de 11 mil anos atrás. O trabalho trouxe excelente resutados e um pouco dele pode ser visto no belo livro a seguir:
O Povo de Luzia |
Recomendo a leitura do livro " O Povo de Luzia" e, sinceramente, acredito que este seja apenas a ponta de um iceberg que estamos começando a descobrir na América. Acredito que no Brasil há evidência muito grandes da presença de homens pré-historicos muito antes do que está registrado. Pela dimensão de nosso território, acredito que poderemos descobrir muitas coisas ainda.
A próxima obra indicada refere-se a um estudo que coloca a origem da raça humana muito anterior a estudada e evidenciada até agora. O livro é " O ELO", do biólogo Colin Tudge, o qual, além de fazer excelentes descobertas também propõe a quebra de alguns paradigmas (mentalidades) científicas. Lamento que tenhamos apenas uma obra traduzida do autor, mas em seu sites há outras referências curiosissimas.
O Elo |
Pegando Fogo - por que conzinhar nos tornou humanos. |
Para terminar as dicas de livros, apresento uma obra polêmica onde o autor contesta todas as pesquisas realizada até hoje e propõe que a raça humana seja anterior as evidências até agora comprovadas cientificamente. A obra é curiosa e um pouco desconexa, mas está muito bem escrita. Para quem deseja fazer um revolução arqueológica é um excelente começo!
A História Secreta da Raça Humana |
Dica de Filme:
Para complementar os estudos de um leitor interessado no assunto, sugiro um filme francês da década de 80, no qual não há nenhum dialogo, e relata como teria sido o convívio do homo sapiens com o neandertal e a descoberta do fogo. Vale conferir na sua locadora!
A Guerra do Fogo |
Dica de Video:
O programa Milenio da Globonews entrevistou o pequisador Richard Wrangham sobre seu livro Pegando Fogo. Vale conferir a entrevista postada no YoutTube:
Dica de Site:
Os registros das civilizações pré-historicas no Brasil estão sendo pesquisado pela arqueóloga Niéde Guidon, em décadas de trabalho, nos sítios da Serra da Capivara no estado do Piaui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário