A Importância da Metafísica


Segundo o filósofo grego Sócrates (400 a.C) a causa de todos os pecados é a ignorância. Completando esta colocação, São Tomás de Aquino (1250 d.C) afirmava: “a causa de todo os males é a ignorância que temos sobre o nosso criador”. O simples fato de não possuirmos nenhuma referência ou provas de como fomos concebidos ou qual seria nossa verdadeira missão, nos impõe um constante quadro de discussões que se resumem basicamente em argumentos teístas e ateístas. Independente da dúvida, a nossa biologia nos impõe um processo de sobrevivência diária, onde somos obrigados a comer, beber e reproduzir. Entretanto, quando temos condições de escolher, mesmo as coisas fundamentais para nossa sobrevivência, selecionamos conforme sua essência: bom, ruim; belo, feio; agradável, desagradável, etc. A ciência que estuda a essência das coisas e como a percebemos é denominada de Metafísica.


O fato de não percebermos que valorizarmos apenas a forma mas também a essência das coisas, nos propõe um objetivo de vida mais complexo. Não compramos carros apenas porque eles conceitualmente nos levam de um lugar ao outro. Inconscientemente, percebemos que um carro com um determinado design ou tecnologia nos atrai, pois expressa, de alguma maneira, a essência dos seus criadores. Com as empresas isso não é diferente, os produtos ou serviços desenvolvidos por uma corporação refletem a essência de seus fundadores, gestores e também colaboradores. Até mesmo sem estudar Metafísica, os melhores gurus da administração consideram fundamental para o sucesso de uma empresa a definição de sua missão. Se nos atentarmos para isso, podemos observar que ao longo da história do mundo o que sempre permaneceu e permanecerá é a essência do que já foi construído. É devido a sua essência que nos curvamos diante de legados como o do império Egípcio e o Romano. O mesmo não é diferente atualmente, quanto ao valor que atribuímos a algumas corporações e a suas marcas.

Talvez o desconhecimento de que valorizamos a essência das coisas, mesmo sem ao menos percebe-las conscientemente, seja um das maiores ignorâncias da raça humana. Quem sabe se o entendimento de que não vivamos somente de pão não seja uma importante pista sobre a nossa verdadeira origem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário